,
PARA PENSAR:
Trabalho, trabalho alienado, força de trabalho, mais-valia, capitalismo, capital, mundo do trabalho, desemprego estrutural, emprego, desemprego, inclusão social, divisão internacional do trabalho, mercado de trabalho, trabalho solidário, dupla jornada.
AÇÃO E ATIVIDADES
1) LEIA O SEU LIVRO TEXTO SOCIOLOGIA (Silvia Maria de Araújo – Maria Aparecida Bridi – Benilde Lenzi Motim) das páginas 107 a 130 e responda:
AÇÃO E ATIVIDADES I
1. Pode-se dizer que as relações de trabalho permanecem as mesmas ao longo da História? Justifique sua resposta utilizando exemplos.
2. Por que é comum ouvir que o trabalho dignifica o homem? Qual é a relação dessa ideia com a denominada sociedade do trabalho?
3. Explique as razões da persistência do fenômeno do desemprego nas últimas décadas em todo o mundo.
4. Quais são as relações que podem ser estabelecidas entre pobreza, desemprego e os movimentos de populações, em diversas regiões do mundo, em busca de melhores condições de vida e de trabalho?
5. Analise a permanência de antigas formas de discriminação e desigualdades no trabalho.
AÇÃO E ATIVIDADES II
1. As crises se constituem em momentos de reconfiguração radical do desenvolvimento capitalista, conforme afirmou David Harvey em seu livro O enigma do capital (2011). Dentre os desdobramentos mais importantes ocasionados pelas crises norte-americana e europeia no início deste milênio, podemos citar:
a) O crescimento de políticas com vistas à redução das desigualdades sociais.
b) O crescimento e fortalecimento do Estado de Bem-Estar Social.
c) O crescimento do desemprego em larga escala.
d) A redução da acumulação do capital e de lucratividade das empresas.
e) A redução da concentração das riquezas nos países ocidentais.
2. Leia o texto do sociólogo alemão Claus Offe (1940-) e assinale a proposição que define a tese central do autor a respeito do trabalho na contemporaneidade.
O primeiro conjunto de dúvidas com relação à centralidade do trabalho emerge assim que se leva seriamente em conta sua vasta heterogeneidade empírica. O fato de uma pessoa "trabalhar", no sentido formal de estar "empregada", tem sido aplicado a um segmento sempre crescente da população. Não obstante, este fato tem cada vez menor relevância para o conteúdo da atividade social, a percepção de interesses, o estilo de vida etc. Descobrir que alguém é um "empregado" é muito pouco surpreendente e não muito informativo, uma vez que a expansão relativa do trabalho assalariado coincide com sua diferenciação interna. Esta não pode mais ser adequadamente compreendida pelo conceito tradicional da "divisão de trabalho", pois também abrange a distinção entre aqueles que estão submetidos à divisão de trabalho e aqueles que não estão, ou estão em escala muito menor.
ATIVIDADES III
>>> IMPORTANTE: "ESTA ATIVIDADE É INDIVIDUAL, PORÉM, VOCÊ PODE FAZER ESSE TRABALHO EM GRUPO DE TRÊS ALUNOS, DISTRIBUINDO TAREFAS ENTRE ELES, MAS ENTREGANDO UM ÚNICO TRABALHO CONTENDO OS NOMES COMPLETOS DE CADA PARTICIPANTE;
>>> A ENTREGA DE TRABALHOS DEVEM SER FEITA POR MEIOS ELETRÔNICOS (Email, Whatsapp e confirmar no ClassRoom) SEMPRE EM PDF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário