FIL - AÇÃO & ATIVIDADES - TURMA 3ª ANO/CE BECKMAN-2021 - FASE 4 - FILOSOFIA

 Pensamento do Século XX

 Considera-se a Revolução Francesa o marco inicial da época contemporânea. Junto com ela, propagaram-se os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Esse movimento político-social foi em grande parte liderado por grupos burgueses.

Esse processo de transformações ao qual está  vinculado a Revolução Industrial, atingiu ambos setores da economia.
Vejamos:
Avanço técnico e científico
Como tendência geral as antigas oficinas dos artesões foram sendo substituídas pelas fábricas, e novas máquinas tomaram o lugar de muitas ferramentas.
Levando cada vez mais ao entusiasmo com a ideia de progresso da humanidade e à apologia da ciência como a principal condutora no caminho para um mundo melhor.
Exploração do trabalho humano
A expansão e a consolidação do capitalismo foi um processo que trouxe consigo novas formas de exploração do trabalho humano.
Em várias sociedades ocidentais, os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade conduziam à esperança de que o progresso beneficiaria a todos.
Mas não era bem assim o que estava acontecendo, era o contrário, uma operário vivia de forma miserável sem garantias e direitos, sem liberdades.

 

 ATIVIDADES I

1) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA  (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 306 a 311 e responda:

ANÁLISE E ENTENDIMENTO

1) Explique a caracterização do século XX como uma “era de incertezas”.

2 Por que a fenomenologia de Husserl pode ser considerada uma “reabilitação ontológica do sensível”, conforme afirmou o filósofo existencialista francês Merleau-ponty?

3) Discorra sobre dois aspectos da filosofia de Heidegger:

a) um que confirma sua recusa de ser um pensador existencialista;

b) outro que o insere na tradição das filosofias da existência.

4) Relacione as três concepções características do existencialismo apresentadas neste capítulo com aspectos do pensamento de Sartre.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA  (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 313 a 314 e responda:

ANÁLISE E ENTENDIMENTO

1) Quando Bertrand Russell diz que o maior desafio para qualquer pensador é enunciar o problema de tal modo que possa permitir uma solução, ele revela uma preocupação típica da filosofia analítica. Analise essa afirmação, considerando aspectos do pensamento do filósofo inglês e as características da filosofia analítica.

6. Interprete este comentário de Russell sobre Wittgenstein:

- O Wittgenstein tardio [...] parece ter-se tornado cansado do pensamento sério e ter inventado uma doutrina que faria uma tal atividade desnecessária. Eu não acredito por um momento que a doutrina que tem estas consequências preguiçosas seja verdade [...].

(Disponível em: <http://pt.wikiquote.org/wiki/Bertrand_russell>. acesso em: 20 out. 2015.)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA  (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 316 a 318 e responda:

1) Encontre no texto aspectos do pensamento de adorno e Horkheimer que caracterizam o que se poderia definir como “pessimismo teórico” desses dois filósofos.

2) O pensamento de Benjamin difere do de adorno e Horkheimer? Justifique.

3) Habermas exprime uma visão mais otimista que os demais teóricos da escola de Frankfurt em relação a três questões: a razão, a verdade e a democracia. Discorra sobre cada uma delas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA  (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 319 a 321 e responda: 

1) Explique o significado do termo pós-moderno.

2) Quais são as múltiplas formas de dominação a que se refere Foucault, explicitadas por ele em sua investigação sobre a microfísica do poder e na genealogia do poder?

3) O que é a desconstrução proposta por Derrida? Qual é o objetivo dessa desconstrução?

ATIVIDADES II

>>> IMPORTANTE: "ESTA ATIVIDADE É INDIVIDUAL, PORÉM, VOCÊ PODE FAZER ESSE TRABALHO EM GRUPO DE TRÊS ALUNOS, DISTRIBUINDO TAREFAS ENTRE ELES, MAS ENTREGANDO UM ÚNICO TRABALHO CONTENDO OS NOMES COMPLETOS DE CADA PARTICIPANTE;

>>> FAÇA UM RELATÓRIO DO VÍDEO E O TEXTO DESTA PÁGINA COM O MÍNIMO DE 5(CINCO) LINHAS.

>>> A ENTREGA DE TRABALHOS DEVEM SER FEITA POR MEIOS ELETRÔNICOS (Email, Whatsapp e confirmar no GoogleClass) SEMPRE EM PDF.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMEÇO DE TUDO

TERRA