IDADE MODERNA
A Revalorização do Ser Humano e da Natureza
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AS MUDANÇAS NA MODERNIDADE
Chamamos modernidade ao período que se esboça no Renascimento, desenvolve-se na Idade Moderna e atinge seu auge na Ilustração, no século XVIII. O paradigma de racionalidade que então se delineia é o de uma razão que, liberta de crenças e superstições, funda-se na própria subjetividade e não mais na autoridade, seja do poder político absoluto, seja da religião.
De fato, estava sendo gestado um novo período da história ocidental, com mudanças em amplo espectro: sociais, políticas, morais, literárias, artísticas, científicas, religiosas e também filosóficas. A contraposição ao pensamento medieval estimulou a recuperação da cultura greco-latina, agora sem a intermediação da religião, o que denotava a laicização do pensamento: se antes o foco da reflexão era a teologia, na modernidade prevalece a visão antropocêntrica. O século XVII representa, portanto, a culminação de um processo que modificou a imagem do próprio ser humano e do mundo que o cerca.
O que vemos afirmar-se na modernidade é uma característica importante do pensamento: o racionalismo, a confiança no poder da razão. E uma das expressões mais claras desse racionalismo é o interesse pelo método. É verdade que o método sempre foi objeto de discussão na filosofia, mas nunca com a intensidade e a prioridade que lhe dedicaram os filósofos do século XVII. Sob esse aspecto, merecem destaque na filosofia as reflexões de Descartes, Bacon, Locke e, no âmbito da ciência, de Galileu, Kepler e Newton.
O debate culminou na crítica da razão levada a efeito por Kant no século XVIII. Desde então intensificou-se, quando diversas correntes filosóficas passaram a explicar a relação entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido, ou seja, a teoria do conhecimento.
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ASSISTA AOS VÍDEOS A SEGUIR:
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1) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 254 a 258 e responda:
1. Em contraste com os valores dominantes na Idade Média, destaque alguns dos valores, atitudes e/ou características da mentalidade da Idade Moderna.
2. no renascimento foram valorizados o ser humano e a natureza. Como se expressou essa revalorização no campo do pensamento? Identifique exemplos no texto do capítulo.
3. Caracterize a novidade trazida pelo modelo cosmológico de nicolau Copérnico, relacionando-a com a nova visão de mundo surgida durante o renascimento e o descontentamento causado entre a comunidade
eclesiástica.
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2) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 258 a 263 e responda:
1) Identifique e explique pelo menos três consequências da revolução espiritual causada pela descoberta de que a Terra não era o centro do universo, determinantes na produção filosófica do indivíduo moderno.
2) Qual foi a estratégia proposta por Francis Bacon para combater os erros provocados pelos ídolos? Explique cada passo.
3) Segundo Galileu, o “livro” do universo “está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos,circunferências e outras figuras geométricas”. Como você explica essa afirmação? Como essa ideia se expressa no trabalho científico de Galileu?
4) Sintetize a nova metodologia científica adotada por Galileu Galilei.
5) Destaque aspectos do pensamento de Isaac newton a respeito do mundo e de deus.
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3) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 263 a 268 e responda:
1) Em que consistiu a dúvida metódica de descartes? Qual era o seu objetivo ao aplicá-la?
2) Comente o cogito e seu corolário (consequência lógica, necessária) mais imediato.
3) Que regras propõe descartes para dirigir o espírito na busca da verdade? Explique-as.4) O que diferencia as superstições religiosas da ideia correta de deus, segundo a concepção de Espinosa?
5) Como Espinosa entende a substância?
6) Quais são os dois aspectos pelos quais deus pode ser compreendido?
7) Como Espinosa entende o ser humano no contexto de sua ontologia?
8) Compare o deus de Espinosa com o deus de Pascal. Qual deus parece mais verossímil para você? Justifique.
9) Por que se diz que Pascal foi um filósofo “contra a corrente”?
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4) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 271 a 276 e responda:
1) Sintetize em que discordavam racionalistas e empiristas na discussão sobre o processo de conhecimento.
2) Comente a relação estabelecida entre a ascensão da burguesia e o empirismo.
3) No pensamento de hobbes não há lugar para a liberdade. Justifique essa afirmação.
4) Explique a tese epistemológica da seguinte afirmação e contra quem ela é dirigida: “a mente humana, no instante do nascimento, é uma tábula rasa”.
5) Como se pode relacionar o empirismo de Locke com suas concepções políticas?
6) Para Hume, um cego de nascimento jamais poderia ter uma ideia de cor. explique essa impossibilidade a partir da teoria Humeana do conhecimento.
7) Hume entendia que o hábito fundamenta muitas ideias consideradas verdadeiras sobre a realidade e os fatos. Justifique essa tese e dê um exemplo.
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5) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 277 a 285 e responda:
1) Caracterize a filosofia produzida durante o Iluminismo. exemplifique com aspectos do pensamento dos iluministas.
2) Comente a interpretação de Lucien Goldmann de que os pensadores iluministas podem ser considerados “ideólogos da burguesia”. Justifique.
3) Discorra sobre a crítica de rousseau às teses contratualistas a respeito do surgimento da sociedade formuladas por pensadores como hobbes e Locke e sobre as conclusões a que ele chegou.
4) O que é a perfectibilidade humana e que papel ela teve no surgimento da vida social?
5) Segundo Kant:
a) o juízo sintético a posteriori não expressa um conhecimento necessário e universal, e o juízo sintético a priori sim.
b) o juízo analítico conduz a conhecimentos novos.Essas afirmações estão corretas? Por quê? Crie exemplos de juízos que justifiquem suas respostas.
5) Não podemos conhecer o ser em si, apenas o ser para nós. Justifique essa afirmação.
6) Em que sentido a revolução causada por Kant no âmbito da filosofia pode ser comparada à causada por Copérnico na astronomia?
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ATIVIDADES
>>> IMPORTANTE: "ESTA ATIVIDADE É INDIVIDUAL, PORÉM, VOCÊ PODE FAZER ESSE TRABALHO EM GRUPO DE TRÊS ALUNOS, DISTRIBUINDO TAREFAS ENTRE ELES, MAS ENTREGANDO UM ÚNICO TRABALHO CONTENDO OS NOMES COMPLETOS DOS PARTICIPANTES;
>>> FAÇA UM RELATÓRIO DO VÍDEO E O TEXTO DESTA PÁGINA COM O MÍNIMO DE 5(CINCO) LINHAS.
>>> A ENTREGA DE TRABALHOS DEVE SER FEITA POR MEIOS ELETRÔNICOS (Email, Whatsapp e confirmar no ClassRoom) SEMPRE EM PDF.
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