COMUNICADO DE SOCIOLOGIA FASE II
A LIBERDADE INDIVIDUAL E A PANDEMIA
Olá,
Aqui é o Profº. Ivo Nogueira
Desejo ajudar você e toda a turma.
Para termos bons resultados, quero que você acesse o endereço as final desta pblicação, assista o vídeo sobre A PANDEMIA e faça as seguintes atividades:
1. O ESTADO PODE LIMITAR SUA LIBERDADE INDIVIDUAL COMO TEM FEITO?
2. QUAL É O LIMITE DO ESTADO NA VIDA INDIVIDUAL DO CIDADÃO?
3. EM CENÁRIOS COMO OS VIVIDOS NA ATUAL PANDEMIA, É CORRETO ABRIR MÃO DA LIBERDADE EXPRESSÃO?
4. ATÉ ONDE O ESTADO PODE INVADIR A SUA LIBERDADE INDIVIDUAL E DA SOCIEDADE COMO UM TODO?
5. QUAL O FUTURO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO?
Portanto, faça com precisão para o seu melhor resultado.
Qualquer dificuldade entre n contato comigo pelo meu Whatsapp 99 981153797
IMPORTANTE
- COMPARTILHE ESTA MENSAGEM COM TODOS OS ALUNOS DA TURMA
Sucesso e Paz
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01) VEJA O VIDEO A SEGUIR E COMENTE
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02) CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
1. TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I - DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:..................................................................................... (LEIA O TEXTO COMPLETO DA CONNSITUIÇÃO CF88 COM SEUS INCISOS, PARÁGRAFOS, etc)
- LEIA E COMENTE O ARTIGO 5º E SEUS INCISOS E PARÁGRAFOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
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03) LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO A SEGUIR:
Interpretações sobre a natureza do Estado
Karl Marx (1818-1883) |
No Estado prevalece o poder organizado de uma classe social que é dominante por deter a propriedade dos meios materiais de produção. Há, na estrutura da sociedade, dois níveis articulados: a base e a superestrutura. A base comporta a unidade de forças produtivas e relações de produção; já a superestrutura é composta das instâncias jurídico-políticas (o Direito e o Estado) e ideológicas (a moral, a ciência, a Filosofia, etc.). |
Friedrich Engels (1820-1895) |
O Estado é um produto da sociedade e tem como papel amortecer os conflitos e os choques entre as classes e assegurar a reprodução do sistema social. |
Max Weber (1864-1920) |
O Estado existe quando há obediência à autoridade de um grupo dominante e essa relação de dominação está fundada na violência legítima, legalmente reconhecida. |
Antonio Gramsci (1891-1937) |
O Estado tem papel importante nos campos cultural e ideológico, bem como na organização do consentimento - ou seja, busca legitimar-se perante a sociedade civil não apenas pela coerção, mas, sobretudo, buscando convencê-la a aceitar a autoridade. |
Louis Althusser (1918-1990) |
As relações de poder necessitam de instituições que as reproduzam - escola, família, igreja, veículos de comunicação, que são os aparelhos ideológicos do Estado. O poder e a ideologia, fenômenos correlatos, são exercidos por essas organizações formais mediante símbolos e práticas sociais. |
Nicos Poulantzas (1936-1979) |
Embora o Estado capitalista não seja um instrumento totalmente controlado pela classe dominante, em razão das lutas entre as frações que a compõem, ele fornece o quadro para que os operários não se reconheçam como integrantes de uma mesma classe. Isso ocorre com a criação de noções como a de identidade nacional, que submetem todos a um conjunto unificado de regras e instituições. |
Octavio Ianni (1926-2004) |
O Estado não é apenas um órgão da classe dominante, pois responde aos movimentos das outras classes sociais e age conforme as determinações das relações entre elas. Ele faz parte do jogo de interesses sociais. |
Ao mesmo tempo que o Estado se revela necessário na sociedade atual, ele é foco de contradições e problemas de diversas ordens. Na contemporaneidade, observamos disputas pelo poder estatal entre as classes sociais e pelos grupos de diferentes partidos políticos.
Preocupados com teorias que possam explicar o Estado e suas transformações, os cientistas sociais fazem um balanço histórico sobre essa questão e se perguntam: que tipo de Estado existia há cem anos, aqui no Brasil, na Europa, na América do Norte, na África ou na Ásia? O cientista político sueco Göran Therborn (1941-) responde:
Em quase todos os países tínhamos aparatos estatais oligárquicos, sem participação da maioria da população, dos trabalhadores. As mulheres estavam excluídas dos direitos políticos em todos os países independentes do mundo. O racismo encontrava-se institucionalizado em lei e normas em um grande número de países. Uma parte significativa do mundo era governada por forças coloniais ou por dinastias imperiais. Em comparação com tudo isso, que Estado temos agora? Na grande maioria dos países, institucionalizaram-se Estados democráticos, onde o sexismo e o racismo são, pelo menos, vergonhas ilegais, embora, naturalmente, ainda persistam. Estados onde certos serviços sociais, como por exemplo a educação, formam parte da rotina cotidiana do aparato estatal. Tal trajetória teve custos enormes: as duas guerras mundiais, numerosas guerras civis e coloniais, revoluções e contrarrevoluções, ditaduras sangrentas e repressões brutais. [...]. Em um balanço geral podemos ver como durante essas décadas também se produziram importantes progressos, assim como um número significativo de lutas pela emancipação e pela liberdade.
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04) LEIA OS TEXTOS ACIMA, ASSISTA AO VÍDEO E COMENTE EM 15 LINHAS SOBRE AS SITUAÕES COMPARATIVAS COM A REALIDADE ATUAL A RESPEITO DAS LIBEDADES INDIVIDUAIS
https://www.youtube.com/watch?v=-ugqbyDCamw&t=4419s
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