A LINGUAGEM
- O que é a linguagem?
- Somos seres naturalmente linguísticos?
- Como se originaram as línguas?
- Qual é a relação entre as palavras e as coisas?
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Filosofia da linguagem é o ramo da filosofia preocupado com quatro questões fundamentais, e as questões derivadas delas:
- A natureza do significado
- Uso da linguagem
- Compreensão da linguagem
- Relação da linguagem com a realidade
Quanto a natureza do significado, trata-se de entender o sentido de "significar", entre as questões abordadas, na busca por melhor compreender a questão, teremos a natureza da sinonímia, as origens do significado e qual o modo pelo qual conhecemos um significado. Ainda, filósofos da linguagem trabalharão para compreender como sentenças significativa derivam seu significado de partes menores, as palavras de uma frase, para apresentar significados mais amplos, bem como se o significado das frases é redutível ao significado das palavras.
Embora seja possível derivar e construir outras explicações, atualmente existem sete explicações principais para o que é um significado:
- Pragmática, na qual o significado é determinado pelas consequências de sua aplicação;
- Verificacionista, posição tipica do positivismo lógico, postulando que o significado de uma sentença é seu método do verificação;
- Referencialista, também chamada externalismo semântico, apresenta o significado como equivalente àquelas coisas no mundo que são conectadas ao significado, defendida por autores como Hillary Putnam e Saul Kripke;
- Construtivista, defendendo que o discurso pode mudar a realidade, geralmente interpretada em sentido social, não literal;
- Teorias de uso da linguagem, que ajudou a inaugurar a visão comunitária do significado, variando conforme o uso em uma comunidade, associada inicialmente a Ludwig Wittgenstein e posteriormente a John Seale e Robert Brandom;
- Verdade-condicional, apresenta o significado como as condições nas quais uma expressão pode ser verdadeira ou falsa, iniciada por Gottlob Frege e representada atualmente por autores como Alfred Tarki e Donald Davidson;
- Ideia, associadas aos filósofos do Empirismo Britânico, como David Hume e John Locke, entende que o significado é meramente um conteúdo mental provocado pelo simbolo.
Quanto ao uso da linguagem, trata-se de entender como os usuários de uma linguagem a aprendem e utilizam em sua comunicação com os outros, bem como o que significa comunicar. Aprendizagem da linguagem, atos de fala e criação da linguarem são tópicos recorrentes nesta área. A compreensão da linguagem toca alguns elementos da filosofia da mente, uma vez que trata de como a mente do falando e do ouvinte que interpreta o falando se relacionam com a linguagem.
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ASSISTA O VÍDEO A SEGUIR E FAÇA UM RELATÓRIO DE NO MÍNIMO 5 LINHAS:
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Conceitos-Chave
- Linguagem, comunicação, signo, significado, sentido, língua, linguagem de ação, linguagem de reflexão, língua adâmica, perfectibilidade, naturalismo, convencionalismo, realismo, nominalismo, atos da fala, locucionário, ilocucionário, perlocucionário, behaviorismo, inatismo
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1) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 161 a 168 e responda:
ANÁLISE E ENTENDIMENTO
1) Apresente uma definição genérica da palavra “linguagem”.
2) comente a tese de que o surgimento do alfabeto e da escrita favoreceu o desenvolvimento do pensamento reflexivo e racional, bem como a separação entre linguagem e ação, ou teoria e prática.
3) O que caracteriza o ser humano como ser fundamentalmente linguístico?
4) Qual é o papel tradicional atribuído à linguagem?
5) Em que sentido a linguagem pode ser entendida também como ação e com uma função restritiva ou negativa?
6) Sintetize a interpretação de que a linguagem também é ação, em um sentido gerativo, positivo.dê exemplos.
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2) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 169 a 172 e responda:
ANÁLISE E ENTENDIMENTO:
1) Explique o conceito de língua adâmica.
2) “Prefiro a rosa ao cravo”. comente essa frase, relacionando-a com a questão dos universais.
3) A concepção da linguagem como “jogo”, formulada por wittgenstein, é outra maneira de conceber o papel ativo da linguagem. discuta essa afirmação.
4) Podemos dizer que a oposição entre natureza e cultura reaparece na discussão a respeito da formação e do aprendizado das línguas? Justifique.
5) Reflita sobre o seguinte diálogo e, depois, responda ao que se pede:
– Ana, nosso grupo vai se reunir amanhã em casa.Você vem?
– Amanhã não, João. Não posso.
João pensa: “ela não quer vir... ela não gosta de mim... droga!!!”
a) Qual foi o ato locucionário de Ana na conversação acima?
b) Qual foi o suposto ato ilocucionário de Ana na conversação?
c) Qual foi o ato perlocucionário da conversação?
d) Que lado foi mais determinante na conversação: o da fala ou o da escuta?
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3) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 177 a 180 e responda:
ANÁLISE E ENTENDIMENTO:
1). O que significa dizer que o trabalho é uma “atividade tipicamente humana”? argumente.
2) Como tem sido valorizado o trabalho braçal ou manual ao longo da história? Justifique.
3). Comente as diferenças entre a interpretação de Hegel e a de Marx a respeito do trabalho.
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4) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 181 a 186 e responda:
1) Explique a diferença entre objetivação e alienação.
2) “O trabalhador só se sente feliz em seus dias de folga, enquanto no trabalho permanece aborrecido.” interprete essa frase de Marx, citada neste capítulo.
3) Que papel tem a propaganda no processo de alienação no consumo? Justifique sua resposta.
4) Considerando exemplos de sua vida e de conhecidos, explique como o processo de alienação afeta uma pessoa:
a) em sua relação consigo mesma;
b) em sua maneira de relacionar-se com outras pessoas;
c) em sua forma de consumir;
d) em suas opções de lazer e entretenimento.
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4) LEIA O LIVRO FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA (Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes) das páginas 186 a 188 e responda:
1) De acordo com o texto de andré Gorz, estamos caminhando para um tipo de sociedade em que “o trabalho socialmente útil [...] deixa de ser a ocupação exclusiva ou principal de cada um”. Explique e comente essa afirmação.
2) Defina quem são os incluídos e os excluídos em nosso sistema socioeconômico.
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ATIVIDADES
>>> IMPORTANTE: "ESTA ATIVIDADE É INDIVIDUAL, PORÉM, VOCÊ PODE FAZER ESSE TRABALHO EM GRUPO DE TRÊS ALUNOS, DISTRIBUINDO TAREFAS ENTRE ELES, MAS ENTREGANDO UM ÚNICO TRABALHO CONTENDO OS NOMES COMPLETOS DOS PARTICIPANTES;
>>> FAÇA UM RELATÓRIO DO VÍDEO E O TEXTO DESTA PÁGINA COM O MÍNIMO DE 5(CINCO) LINHAS.
>>> A ENTREGA DE TRABALHOS DEVE SER FEITA POR MEIOS ELETRÔNICOS (Email, Whatsapp e confirmar no ClassRoom) SEMPRE EM PDF.
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