REVISÃO DE DE ESTUDOS PARA A TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - SOCIOLOGIA
A etimologia da palavra trabalho está relacionada ao tripalium, instrumento de suplício composto de três estacas. No início, era utilizado na agricultura, sendo posteriormente empregado com fins de tortura. Isso porque, ao longo da História, o trabalho esteve relacionado a esforço físico e cansaço e, em muitas sociedades, constituiu uma obrigação à qual os seres humanos deveriam se submeter. O trabalho é visto atualmente O trabalho se tornou necessário para a obtenção de uma remuneração ou salário para assegurar a sobrevivência ou o sustento da maioria da população.
KARL Marx é considerado um autor clássico, de grande importância nas Ciências Sociais por ter desenvolvido a concepção do trabalho. nesse sentido, a principal concepção de Marx foi um trabalho como um processo subjetivo que se concretiza materialmente.
O capitalismo, como um sistema de organização da produção material que se baseia na propriedade privada, conjuga capital e trabalho. Podemos, assim, classificar essa conjugação: O capital é o conjunto dos bens e meios de produção (como as máquinas, as ferramentas, os equipamentos, a terra, as instalações, o dinheiro, etc.) e o trabalho incorpora valor aos bens, ou seja, por meio do trabalho o ser humano transforma a natureza e a si próprio.
Para o alemão Jürgen Habermas (1929-), conceitos como trabalho e capital perderam espaço para outros como informação e conhecimento. Habermas considera que é o plano do simbólico (propiciado pela comunicação) que organiza a vida social na contemporaneidade, enquanto o trabalho garantiria apenas a subsistência.
Ao longo da história, em geral as mulheres desempenharam uma função diferenciada em relação aos homens. As ocupações e tarefas atribuídas a elas são distintas em diferentes épocas e sociedades, como nos mostram estudos da História e da Antropologia. A partir do Séuclo xxi, os principais papéis da mulher no trabalho que prevaleceram foram os avanços dos direitos das mulheres, sobretudo a partir das últimas décadas do Século XX, mas ainda não há igualdade plena. A mulher ocupa postos de trabalhos mais precários, e as desigualdades de diversas ordens se mantêm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário