REVISÃO PARA PROVAS DE 9 a 11 DE DEZEMBRO DE 2020

 

PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - ESTUDAR PARA PROVA DE FILOSOFIA

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO A SEGUIR

Em uma delegacia de polícia

– Alguma novidade, Fagundes? – pergunta a delegada ao ver o investigador entrar correndo em sua sala.

– Sim, as câmeras de segurança do jornal registraram que o rapaz entrou no prédio por volta do meio-dia. E sabemos que seu corpo sem vida foi encontrado pouco antes das duas da tarde – relata o investigador.

– Portanto, o assassinato do jornalista ocorreu em algum momento nesse intervalo, entre as doze e as catorze horas – conclui a delegada. – E todos os suspeitos estavam no jornal nesse intervalo?

– Sim, exceto Lana, que saiu pouco depois das onze. Podemos descartá-la?

– Lógico que sim – responde a delegada, embora continue cismada que lana tem algo que ver com o crime de seu colega jornalista. – Mais alguma informação?

– Mais nada. Mas prepare-se para a chuva de amanhã – avisa Fagundes.

– Por que diz isso? Deu na previsão?

– Nada disso. É que chove toda vez que dói o meu joelho. E ele doeu a tarde inteira...

 OBSERVAÇÕES:

Note que o tipo de diálogo dentro da Delegacia entre dois funcionários da polícia judiciária trata-se de um diálogo fictício entre os dois funcionários da delegacia judiciária

Veja que finalidade do trabalho dos funcionários da polícia judiciária, segundo o texto acima, visa distinguir o verdadeiro do falso, descobrindo a verdade sobre os fatos.

Perceba que o tema do diálogo entre os policiais focaliza-se na investigação policial sobre a morte de um jornalista.

Entenda que os raciocínios se desenvolvem na conversação tem, no primeiro, a partir dos fatos conhecidos conclui-se que o assassinato ocorreu entre as doze e as catorze horas. No segundo, que Lana não poderia ter assassinado seu colega, pois não estava no jornal na hora do crime. No terceiro, que vai chover no dia seguinte com base na dor que Fagundes costuma sentir no joelho quando vai mudar o tempo.

Que veja também que o problema nesse diálogo inspira-se, focalizando a diferença entre esses raciocínios entre os Raciocínios Dedutivo e Indutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMEÇO DE TUDO

TERRA