UM ANO DIFICIL E INTERESSANTE

O ano de 2011 foi um ano surpreendente para minha vida. Foram muitas situações diferentes que tive que contornar. Pela primeira vez, em Açailândia, tive dificuldades com minha saúde. Problemas cardíacos e esgotamentos diversos. Nisso tive a compreensão de algumas pessoas especiais, minha querida diretora Profª Joana Brito, coordenadores e companheiros de ensino. Porém, tive muita incompreensão. Não guardo mágoa, nem lamentos. Foi um ano muito dificil para mim. Nem todos ficaram sabendo, mas até a data de morte recebi e isso causou muita apreensão no meio de minha familia. Creio que por causa disso, minha esposa veio a ser operada, no segundo semestre deste ano. Contudo, estamos vencendo.


O desafio de ensinar Geografia foi muito grande para mim. Aprendi mais que ensinei. Agradeço a confiança da Direção. Espero que no proximo ano aja um outro formato para mim e sempre estarei pronto a servir. Amei os alunos mesmo que alguns não tenham correspondido, ainda assim, os amei e amo. Sei que faltou muita coisa e espero que meio deste canal possamos deixar tudo bem acertadinho.

A Escola é uma ótima agência educacional. Há ótimos professores e faltam alguns. O primeiro semestre foi sacrificante, mas devotamos nossa dedicação, correspondendo à convocação feita pelos alunos e direção. No segundo semestre apenas administramos o que haviamos feito de pouco e remetemos para a pesquisa aquilo que ficou de dificil ser explorado com pertinácia.
No somatória geral existiram algumas vantagens. Creio que as faltas abriram uma lacuna para questionamentos. Porém, foi um ano atípico para mim.

Confio que no proximo ano sejamos melhores. Planejo levar alguns alunos em uma viagem de avião. Talvez uns 15 ou 20. Uma viagem rápida. Levanteremos os recursos e iremos à Brasilia ou São Luis retornando no mesmo dia.
Planejo uma viagem para Shoure, Pará, inclusive, para pagar uma divida de 2011. Essa viagem será de uns 3 dias.
Planejo fazer um trabalho com alunos em uma pesquisa de campo em um dos dias da semana e fazer alguns intensivos com algumas séries para aprimora-los na arte de pensar e serem objetivos.

Acredito que 2012 será um ano forte.

Contudo, também penso em deixar a docencia pois já não me julgo o professor de outrora. Acho que nunca falhei tanto. Percebo que nossos salários ainda não correspondem e os investimentos nas escolas ainda são desestimuladores para gestores.

Por tudo isso, acho que existem pessoas que podem dar uma contribuição melhor e mais eficaz.
Assim, desejo usar esse  intervalo para refletir bastante. Imagino que, quando no primeiro semestre, vi uma aluna colocar o meu nome num boletim de ocorrencias policiais por questionamento de um grupo histórico, confesso que isso me deixou meio desestimulado e, geralmente, não sou assim. Foi dificil ver aquilo. Entendo que foi um recado do destino para mim. Seu tempo de professor encerrou. É preciso ouvir direito por meio de tantos sinais. Desejo, assim, cumprir somente mais esse proximo ano e começar o desmonte.

Por outro lado, sou imensamente grato a Deus por ter conhecido pessoas tão interessantes como tive o privilégio de conhecer este ano.
Meu leitor, fique com Deus estaremos sempre neste canal.
Beijo no coração,
Do seu amigo de sempre,
Ivo Nogueira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMEÇO DE TUDO

TERRA